1) Não deixe de colocar todos os seus produtos no cardápio, inclusive serviços como Delivery, por exemplo. O cliente não pode adivinhar tudo que você tem para oferecer.
2) No seu cardápio deve constar de forma clara todas as formas de pagamento.
3) Lembre-se de utilizar fontes (letras) legíveis para que a leitura não se torne cansativa e/ou gere constragimento para os vaidosos que não gostam de dizer que usam óculos.
4) Cores quentes como vermelho e amarelo despertam o apetite, mas tome cuidado para não exagerar e tornar o visual poluído.
5) Disponha separadamente: entrada, pratos, sobremesa, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
6) Nomes criativos despertam interesse. Não poupe adjetivos como “macio” ou “crocante” na descrição do prato, eles despertam o apetite e a curiosidade.
7) Coloque sempre o nome do seu restaurante e telefone. Caso seu cardápio seja patrocinado, cuidado para o patrocinador não aparecer mais que a sua marca e produtos.
8) Fotografia pode ser uma forma muito atrativa de venda do prato, porém são necessários alguns cuidados:
- O que tiver na foto ilustrativa deve ter no prato divulgado com a mesma arrumãção;
- Evite fotos amadoras. Elas podem causar efeito contrário ao esperado. Vale a pena investir em umn profissional com técnica e equipamentos adequados.
9) Atualize sempre seus preços e produtos do seu cardápio e não caia na tentação de fazê-lo a caneta! Imprima novamente.
10) E não se esqueça dos avisos obrigatórios, cumpra a lei e evite futuros problemas:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – XXXX-4595
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – XXXX-1371
DISQUE PROCON – XXXX-1512
FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA – XXXX-2224