Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipst wisi eniad minim ci.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipst wisi eniad minim ci.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipst wisi eniad minim ci.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipst wisi eniad minim ci.

Cartões de Visitas

Importante instrumento de estabelecimento de contato, o cartão de visitas abre portas para o profissional e o faz ser lembrado.

O cartão de visitas é um dos elementos mais importantes do relacionamento pessoal, social e profissional.  Ele destaca nome, profissão, cargo e contatos refletindo a marca pessoal e profissional de quem o entrega. Por ser uma das maneiras de convidar outra pessoa a manter contato, o cartão de visitas precisa transmitir credibilidade e comunicar de forma fácil e eficiente. 

Segundo os diretores de criação da MELT, Juliana Zarattini Cipoli e Diego Maricato, criar um cartão de visitas parece tarefa fácil que qualquer um pode fazer, mas é preciso estar atento a diversas armadilhas que criam barreiras para a comunicação. Por isso, os especialistas ensinam o passo a passo para um bom cartão e dão dicas para evitar erros comuns que acabam com o networking.

1.     Formato e Margens:

O tamanho padrão de um cartão de visitas é 9 x 5 cm, mas podem ter variações. Ocupar toda essa área disponível pode parecer irresistível, mas é importante lembrar de deixar margens em todas as bordas. Isso traz uma sensação de leveza ao cartão. O respiro no topo também pode ser um pouco maior.

2.     Fontes:

Usar muitas tipologias em um mesmo cartão cansa. Escolha uma ou duas fontes para não correr o risco de errar.

3.     Tamanho da fonte:

Exagerar no tamanho pode ser desnecessário e ocupar espaço demais. Deixar a fonte muito pequena pode fazer os mais velhos suarem para enxergar os dados do cartão. O ideal é sempre imprimir e analisar se a leitura não está prejudicada.

4.     Cores escuras:

Essa é uma das armadilhas que só costuma ser percebida ao receber os impressos. Os fundos escuros na hora da impressão costumam invadir as letras claras extremamente finas ou pequenas. Por isso, é preciso tomar cuidado e engrossar as fontes fininhas para não ter surpresas desagradáveis.

 5.     Cores:

Um cartão com cores escuras de um lado e claras de outro pode correr o sério risco de manchar. Essas manchas acontecem quando os impressos são empilhados antes de estarem completamente secos. Para evitar esse problema use algum tipo de laminação.

 6.     Frente e verso:

Hoje a diferença entre os preços para imprimir um cartão somente usando a frente ou explorando os dois lados é muito pequena. Então, muitas vezes, para preservar a marca sem elementos muito próximos a ela, o ideal é deixar um lado reservado para ela.

7.     Papel:

A escolha do papel pode influenciar muito o resultado final. O papel mais usado é o couché fosco e o mais indicado para quem não quer correr riscos. Esse papel costuma deixar as cores vivas, já que não absorve demais as tintas como um papel "uncoated" (um exemplo é o sulfite).  Tudo depende da proposta do cartão. É possível ter resultados ótimos com o papel supremo, que tem um custo menor por ser menos nobre.  Já o papel vergé pode trazer surpresas desagradáveis, além de absorver bastante a tinta, sua textura pode dificultar a leitura de tons claros.

8.     Gramatura:

Afinal o que significa 250g ou 300g? O certo é, por exemplo, dizer 300g/m², e representa o peso do papel por metro quadrado. Isso significa que quanto mais pesado, mais grosso o papel é. Um cartão encorpado não dobra fácil, não rasga e nem é preciso dizer que pode refletir um pouco sobre a solidez do seu negócio.

 9.     Manchas de dedo:

Essa dica vale para qualquer impresso. Quem nunca pegou em um folder ou em um cartão de visita preto e percebeu que em poucos segundos ele fica todo manchado pela gordura da pele? Isso acontece na maioria dos papéis, mas o que mais sofre desse mal é o couché brilho. Uma boa dica para amenizar o problema é usar a laminação fosca.

10.  Acabamentos e facas especiais:

Qual a diferença entre as laminaçōes disponíveis no mercado? A laminaçāo fosca é àquela camada que parece um veludo sobre o cartão. Ela sempre cai bem, protege o impresso e dá aquele ar de bem acabado.

A laminação brilhante deixa toda a superfície do cartão com um brilho intenso. Já a reserva de verniz UV é o efeito usado para destacar com brilho somente algumas áreas do cartão, normalmente o logo. Esse último acabamento é considerado "batido", já que foi insistentemente usado, mas ainda impressiona e agrada bastante. Para utilizar a reserva de verniz, um arquivo a parte deve ser elaborado indicando as áreas onde o verniz ficará.

As facas especiais podem dar personalidade e charme ao cartão, mas não arrisque usar a faca em uma gráfica de qualidade duvidosa, pois o corte pode ficar mal feito.

De acordo com Maricato e Juliana, na hora de criar um cartão de visitas nenhuma regra é tão rígida que não possa ser quebrada, tudo vai depender da proposta da marca. Mas é importante lembrar que a qualidade visual desse pedacinho de papel representa uma imagem pessoal ou empresarial e pode ser decisiva para futuros contatos.

Facebook

Twitter